Doenças infecciosas


Doenças infecciosas que podem ser transmitidas por transfusão e testadas em cada dádiva de sangue:

Sífilis

   É uma doença venérea, causada por uma bactéria e pode ser transmitida pelo sangue. É uma doença rara em Macau, mas nós testamos cada dádiva para a presença de infecção recente ou passada.

Hepatite B

   É uma doença infecciosa que afecta o fígado e é provocada por um vírus; é muito comum em Macau: cerca de 12% da população de Macau é portadora deste vírus. A grande maioria destes portadores, embora infectados não apresentam quaisquer sintomas de doença. Os testes efectuados no CTS permitem identificar esses portadores que serão informados e lhes será pedido para não darem sangue. A estas pessoas é facultada consulta e acompanhamento médico, uma vez que cerca de 25% podem desenvolver no futuro hepatite crónica ou doença hepática grave.

Hepatite C

   É também uma doença infecciosa provocada por um vírus e que afecta o fígado. Comparada com a Hepatite B é muito menos comum em Macau. A maior parte dos portadores deste virus nunca tiveram quaisquer sinais de doença, mas tal como na hepatite B estão mais sujeitos a desenvolverem doença hepática grave. O sangue que apresente testes positivos não é utilizado e o dador será informado do resultado dos testes e aconselhamento médico ser-lhe-à facultado.

SIDA

   É uma doença muito grave provocada por um vírus chamado VIH. As vias mais comuns de transmissão são o contacto sexual, a partilha de agulhas entre toxicodependentes de drogas injectáveis e de uma mãe infectada para o feto durante a gravidez. Mais de 50% dos portadores deste virus desenvolverão SIDA nos 10 anos após a infecção. Felizmente é uma doença rara em Macau. Todas as dádivas são testadas para a presença do anticorpo contra VIH. No caso de resultados positivos o dador é informado e uma consulta de especialidade é-lhe facultada.

HTLV1

   É um vírus endémico no sul do Japão e nas Caraibas que pode causar doença infecciosa. É extremamente raro em Macau. Pode ser também transmitido por transfusão. A maior parte dos portadores deste vírus nunca desenvolvem qualquer doença, no entanto alguns casos estão associados a doenças hematológicas ou neurológicas.