Questões frequentes


O que é o CTS (Centro de Transfusões de Sangue) ?

   O CTS é um Departamento dos Serviços de Saúde.  Foi criado há 12 anos - 1988 e tem como principal função assegurar o fornecimento de sangue na quantidade e qualidade adequadas ao tratamento dos doentes de Macau. O programa da dádiva de sangue baseia-se exclusivamente em dadores voluntários, anónimos e não remunerados. É a única Instituição do Território que fornece sangue aos Hospitais.

Todos os dias precisamos de dadores de sangue

   Em 1999 foram necessárias 7,050 unidades de sangue, provenientes de 5,639 dadores benévolos para tratar os doentes de Macau. Significa que todos os dias cerca de 30 dadores de sangue são indispensáveis e este número está constantemente a aumentar devido aos progressos da Medicina. Vítimas de acidentes, doentes que são submetidos a tratamentos para cancros, leucemias e outras doenças como a talassémia, todos utilizam sangue.

Sabia que?

   Uma unidade de sangue é usualmente separada em múltiplos componentes, que vão ser utilizados no tratamento de diferentes doentes.

Que tipos de Sangue são necessários?

Todos os tipos de sangue são necessários, mesmo aqueles que são mais raros.

Há algum risco de ser infectado com SIDA ao dar sangue?

   Não. As colheitas de sangue são efectuadas por pessoal treinado. A colheita de sangue é feita em condições de rigorosa assepsia e todo o material usado em cada dádiva é novo e estéril, nunca sendo reutilizado; portanto não há nenhum risco de os dadores serem infectados.

Fico enfraquecido se der sangue?

   Apenas lhe são colhidos 350 ou 450 ml de sangue, conforme o seu peso. O seu organismo tem capacidade para repor em circulação o sangue que doou. Momentos após a dádiva de sangue, qualquer pessoa pode voltar às suas ocupações normais. Antes de cada dádiva o dador é observado por um médico que avaliará se tem condições de saúde para dar sangue.

Posso dar sangue mais que uma vez no ano?

   Pode dar sangue 4 vezes por ano se for homem ou 3 vezes por ano se for mulher sem que isso prejudique a sua saúde.

Quanto tempo é necessário para cada dádiva?

São necessários cerca de 30 - 45 minutos.

Que testes são efectuados em cada dádiva?

   Em cada dádiva é testado o grupo sanguineo e várias doenças infecciosas tais como Sifilis, Hepatite B e C, SIDA, HTLV. A realização destes testes permite proteger os doentes que vão receber a transfusão. Os resultados dos testes efectuados vão ser-lhe comunicados por carta

O que recebo em troca da minha dádiva benévola?

   A satisfação de ter contribuído para o tratamento dos doentes e o profundo respeito da comunidade que pode contar com um cidadão responsável.